segunda-feira, 7 de abril de 2014

NASA alerta como estão sujeitas a colapso imediato 'poderosos, sociedades complexas'



NASA alerta como estão sujeitas a colapso imediato 'poderosos, sociedades complexas'






Um estudo recém-lançado financiado em parte pelo Goddard Space Flight Center da NASA prevê um colapso em estilo romano da civilização ocidental , a menos recursos e riqueza são distribuídos mais " equitativa ".

O estudo alerta para uma vinda "colapso" dentro de poucas décadas e tenta evitar ser visto como marginal ou controverso , tentando dar sentido a dados históricos indicando que "o processo de ascensão e colapso é realmente um ciclo recorrente encontrado ao longo da história . "

Ela diz que os casos de perturbações graves da civilização , devido ao " colapso vertiginosa - muitas vezes com duração de séculos - tem sido bastante comum. "

Conforme relatado pelo The Guardian , os resultados do projeto de pesquisa independente foram baseados em um novo modelo interdisciplinar conhecido como " Ser humano e natureza dinâmica ", ou à mão. O projeto foi liderado pelo matemático aplicado Safa Motesharrei de os EUA National Science Foundation apoiado Nacional Socioambiental Synthesis Center, em associação com uma equipe de cientistas naturais e sociais , segundo o jornal . O estudo já foi aceito para publicação na revista peer-reviewed Economia Ecológica .

Os pesquisadores descobriram que , de acordo com registros históricos, mesmo as mais avançadas , civilizações complexas são suscetíveis a entrar em colapso , o que levantou questões sobre quão sustentável civilização moderna pode ser:

A queda do Império Romano, eo igualmente (se não mais ) avançou Han, Maurya e Gupta Empires , assim como tantos impérios mesopotâmicos avançados, são testemunho do fato de que avançaram, civilizações sofisticadas , complexas e criativas podem ser ao mesmo tempo frágil e impermanente .

' Superávit acumulado não distribuído uniformemente '

Ao examinar a dinâmica da natureza humana envolvida em casos anteriores de colapso social , os pesquisadores dizem ter identificado os fatores mais importantes que podem ajudar a explicar o declínio das civilizações , o que eles esperam ajudar a identificar os riscos de colapso hoje. Tais fatores incluem a população , clima, água, agricultura e energia.

Esses fatores , The Guardian relata , pode levar ao colapso da sociedade quando se combinam para criar duas características sociais, " o alongamento de recursos devido à tensão colocada sobre a capacidade de carga ecológica " e " estratificação econômica da sociedade em Elites [ rico ] e missas (ou " plebeus ") [ pobres] . " Esses fenômenos sociais têm desempenhado " um papel central no caráter ou no processo de colapso " em todos os casos sobre " os últimos cinco mil anos", os pesquisadores concluem.

Elevados níveis atuais de estratificação econômica estão vinculados ao consumo excessivo de recursos, diz o relatório, com "elites" baseadas principalmente nos países industrializados responsáveis ​​para ambos os fenômenos. O " excedente acumulado não está distribuída uniformemente por toda a sociedade , mas sim foi controlado por uma elite. A massa da população, enquanto a produção de riqueza , só é atribuída uma pequena parte dela pelas elites , geralmente em ou acima dos níveis de subsistência , ", disse o relatório.

Além disso, o estudo desafia aqueles que argumentam que a tecnologia vai resolver estes desequilíbrios através da eficiência :

A mudança tecnológica pode aumentar a eficiência da utilização de recursos , mas também tende a elevar o consumo per capita de recursos ea escala de extração de recursos, de modo que , os efeitos políticos ausentes , os aumentos no consumo , muitas vezes compensar o aumento da eficiência do uso de recursos.

Um conto de dois modelos

O estudo diz que o aumento da produtividade agrícola e industrial ao longo dos últimos dois séculos, vem de " aumentou ( em vez de diminuir ) de transferência de recursos ", mesmo que tenha havido ganhos em eficiência em relação ao mesmo tempo.

Na modelagem de uma série de cenários diferentes , Motesharrei e sua equipe concluíram que em condições " refletindo de perto a realidade do mundo de hoje ... nós achamos que o colapso é difícil de evitar . "

O primeiro desses cenários acha que a civilização " parece estar em um caminho sustentável por muito tempo, mas mesmo usando uma taxa de esgotamento ideal e começando com um número muito pequeno de Elites , os Elites , eventualmente, consumir demais, resultando em um período de fome entre plebeus que, eventualmente, provoca o colapso da sociedade " , diz o estudo. "É importante notar que este tipo- L colapso é devido a uma fome induzida por desigualdade que provoca uma perda de trabalhadores , ao invés de um colapso da Natureza. "

No segundo , a taxa de exploração de recursos é modelada , levando à constatação de que " com uma taxa de esgotamento maior, o declínio dos Plebeus ocorre mais rapidamente , enquanto as elites ainda estão prosperando , mas eventualmente os Plebeus desmoronar completamente , seguido pelos Elites . "